AVCB/CLCB do Corpo de Bombeiros
Regularizamos a sua empresa junto ao Corpo de Bombeiros e acompanhamos todo o processo de tramitação no referido órgão até a aprovação.
Nossos serviços de assessoria englobam todas as etapas para a obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ou CLCB). Elaboramos os projetos dos sistemas de combate a incêndio (distribuição e tipos de extintores, hidrantes, iluminação de emergência, disposição da central de gás GLP, etc) e indicamos profissionais para o curso de formação/reciclagem de Brigadas de Incêndio, caso necessário. Todos os projetos serão submetidos à análise e aprovação pelo Corpo de Bombeiros.
Obrigatório para todos os estabelecimentos comerciais, industriais e condomínios verticais e horizontais, o AVCB ou "Alvará dos Bombeiros", é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, atestando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio.
Problemas da edificação sem o AVCB /CLCB
Sem o Alvará dos Bombeiros, o estabelecimento corre um sério risco de ser fechado (lacrado) pela fiscalização municipal, até que o mesmo seja regularizado. Além disso, não será possível a emissão do "Habite-se" ou da Licença de Funcionamento da Prefeitura.
Etapas do processo de análise do Corpo de Bombeiros
Existem 2 etapas do processo de tramitação: a etapa de Análise de Projetos e a etapa de Vistoria.
Para edificações com até 750 m2 de área construída e, no máximo, 3 pavimentos, ou até 1.500 m2 com no máximo 6 metros de altura, será necessária apenas a etapa de Vistoria (Projeto Simplificado com RRT assinado pelo arquiteto). Por causa do pequeno porte destas edificações, o processo de tramitação no Corpo de Bombeiros é mais rápido e, caso a edificação esteja em adequação com as normas de combate a incêndio, o órgão expedirá o AVCB após a vistoria do bombeiro.
Para edificações com mais de 1.500 m2 de área construída ou com mais de 3 pavimentos, serão necessárias as etapas de Análise de Projeto Técnico e a etapa de Vistoria. Por causa do maior porte ou grau de risco destas edificações, será necessário o desenvolvimento de um projeto de combate a incêndio mais detalhado (Projeto Técnico).
Em ambas as situações acima, o imóvel deverá contemplar a correta implantação das medidas de combate a incêndio, tais como: extintores de incêndio, hidrantes e alarmes (se necessário), placas de sinalização e saídas de emergência, entre outros sistemas.
Caso as instalações estejam de acordo com as normas, o bombeiro expedirá o AVCB após a vistoria, caso contrário, irá solicitar novas adequações.